O MDB lançou no último sábado (20), em Curitiba, o ex-prefeito Rafael Greca como pré-candidato ao Governo do Paraná. Realizado na Sociedade Thalia, o evento reuniu lideranças estaduais e nacionais da legenda e marcou a entrada mais explícita do partido na corrida eleitoral de 2026.
Embora as candidaturas só sejam formalizadas nas convenções partidárias do próximo ano, o encontro serviu para apresentar Greca como o principal nome do MDB para a sucessão estadual e demonstrar a disposição da sigla de construir um projeto próprio para a disputa pelo Palácio Iguaçu.
O ato contou com a presença do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, do presidente estadual da legenda, deputado federal Sérgio Souza, além de prefeitos, vereadores, parlamentares e dirigentes partidários de diversas regiões do Paraná.
Ao assumir publicamente a pré-candidatura, Greca afirmou que pretende colocar sua experiência administrativa a serviço do estado.
“Eu sou o Rafael do Paraná. E tenho o dever, a obrigação e trago em meu coração a vontade de servir o Paraná”, declarou.
Durante o evento, Baleia Rossi afirmou que o MDB pretende participar ativamente do debate sobre os rumos do estado nos próximos anos. Já Sérgio Souza defendeu a candidatura própria da legenda e destacou a trajetória política do ex-prefeito de Curitiba.
O ex-senador Alvaro Dias também participou do encontro e manifestou apoio ao nome de Greca, defendendo a construção de uma ampla articulação política em torno da pré-candidatura.
Propostas
Em seu discurso, Greca apresentou algumas das ideias que pretende levar ao debate eleitoral. Entre elas está a criação de institutos regionais de pesquisa e planejamento urbano inspirados no modelo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), distribuídos pelas 19 regiões do estado.
O ex-prefeito também defendeu a integração de políticas públicas nas áreas de cultura, saúde, educação, infraestrutura, logística e desenvolvimento regional, com foco na cooperação entre municípios.