Sob a coordenação do deputado estadual Alexandre Curi (PSD), a Assembleia Legislativa do Paraná instaurou, nessa terça-feira (17) a Frente Parlamentar dos Geradores de Energia Renováveis. O grupo de trabalho formado por 10 deputados visa debater com produtores, órgãos governamentais, empresas privadas, concessionárias públicas e associações políticas públicas para fomentar a pesquisa, a geração, a distribuição e o consumo de energia limpa no Paraná.
Ao lançar a Frente, Curi lembrou que a transição de matriz energética é uma eficiente ferramenta para a redução da emissão de carbono, contribuindo diretamente para a prevenção dos fenômenos naturais causados pelas mudanças climáticas, como as fortes chuvas e enchentes que atingiram grande parte do Paraná na última semana. “As cheias que atingiram diversas cidades paranaenses nos últimos dias são um exemplo da ameaça que as mudanças climáticas representam à qualidade de vida de nossa população. O aumento das temperaturas, eventos climáticos extremos e a degradação ambiental são desafios que exigem soluções eficazes e imediatas. Nesse sentido, cabe ao Estado liderar ações para mitigar as emissões de gases de efeito estufa e promover práticas sustentáveis. O incentivo à geração de energia limpa é uma ação concreta para cumprir essas obrigações”, disse.
Para Curi, a instauração da Frente “é um compromisso com um futuro mais sustentável, uma economia mais forte e uma qualidade de vida melhor para todos os paranaenses. Devemos trabalhar juntos para promover a utilização de fontes de energia limpa, para incentivar o investimento e a inovação, e para garantir que o Paraná seja líder na transição para um futuro mais verde”.