Pais são contra volta às aulas e Prefeitura de Guarapuava desiste de retorno

Após consulta junto aos pais, a Prefeitura de Guarapuava desistiu de retomar as aulas. O plano era que as atividades na rede municipal, paralisadas em razão da pandemia do coronavírus, voltassem dia 28 de setembro. Mas a pesquisa mostrou que mais de 90% dos participantes são contrários à medida.

Segundo o prefeito, aulas não serão retomadas neste ano. FOTO: Eduardo Matysiak

O anúncio foi dado pelo prefeito Cesar Silvestri Filho no início desta semana, em vídeo distribuído nas redes sociais. Segundo dados divulgados pelo prefeito, foram 7.315 votos participantes. Referente aos CMEIS, 89,3 dos participantes foram contrários. No ensino fundamental, 92%.

“Tomamos a decisão de trazer a consulta considerando nossos números. Mas evidente que não podemos mobilizar mais de 70 escolas, criar todo um esforço e termos esses números que representariam apenas 10% de crianças retornando às aulas, uma vez que esse retorno seria facultativo. Assim, não faz sentido retomarmos o conteúdo agora, como era nosso objetivo”, disse o prefeito.

De acordo com o prefeito, as atividades escolares não serão retomadas em 2020. “Estamos decidindo que não retornaremos as aulas no ano de 2020. Fica encerrada essa discussão”.

Ministério Público é contra

No dia 11 de setembro, o Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia de Covid-19 Paraná (Giac-PR) emitiu comunicado a respeito da retomada das aulas no Estado. O Gabinete é formado por representantes do Ministério Pùblico do Trabalho (MPT-PR), Ministério Público Federal (MPF-PR) e Ministério Público do Estado do Paraná.

No documento, os membros signatários avaliam ser precipitado e de elevado risco, neste momento, o retorno às aulas presenciais, além de ressaltar a necessidade de aperfeiçoar o Protocolo de Retorno, “especialmente porque não é possível concluir que há garantia formal de que todas as medidas nele postas sejam possíveis de serem implementadas.”

No mesmo dia, horas antes, o município havia anunciado o plano de retomar as aulas no dia 28 de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *