Relembre as principais realizações dos governos de Requião; pré-candidato se filia hoje ao PT com a presença de Lula

Com informações da Assessoria

O ex-governador e senador pelo Paraná, Roberto Requião, se filia ao PT nesta sexta-feira, às 18h, no pavilhão da Expo Unimed, em Curitiba, quando também lançará a sua pré-candidatura ao governo do Estado. O encontro contará com a presença do presidente Lula e da presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann. Relembre as principais realizações do governo Requião.

Líder de expressão nacional com posições nacionalistas e anti-imperialistas, Requião tem histórico de proximidade com o Partido dos Trabalhadores, em especial quando Lula e Requião venceram o pleito de 2002 e governaram por dois mandatos consecutivos, entre os anos de 2003 e 2010. Neste período, o Estado do Paraná teve avanços nos governos petistas ao lado de Requião.

Filiação acontece hoje, quando também será lançada a pré-candidatura de Requião. Foto: Ricardo Stuckert

Em parceria, foram desenvolvidos programas econômicos e de inclusão social no Estado como: a Casa da Família, o Paraná Alfabetizado, o Corredor de Congelados, o Grupo Especial de Fronteiras (Gefron), o Paraná em Ação, o Projovem Urbano, os Territórios da Cidadania e o programa Luz Para Todos, que teve forte participação financeira do Governo do Estado e da Copel para estender a custo zero os serviços de energia elétrica a famílias de baixa renda.

“Nós precisamos fazer um grande movimento contra a extrema-direita no Brasil e o Requião é a pessoa mais preparada no Paraná para vencer essa batalha conosco. É só assim que a gente vai conseguir resgatar o país e o Paraná para o nosso povo novamente”, disse o presidente Lula.

Ao aceitar o convite de Lula, Requião afirmou que o Brasil chegou no limite do que uma pessoa sã pode tolerar. “O preço da gasolina é um escândalo. A Petrobras está sendo privatizada para tirar dinheiro do povo brasileiro e dar para acionistas internacionais. Isso não é mais tolerável. Aqui no Paraná, temos tarifas rigorosamente absurdas de água e energia elétrica. E o pedágio vai voltar com preços incríveis e mais 15 praças”, disse. “Analisando a conjuntura, eu não tenho dúvidas: o caminho é a frente organizada pelo PT. Estou entrando no PT, tenho fé e acredito firmemente que, com um programa factível, defendendo o Brasil, teremos sucesso na campanha presidencial. E aqui no Paraná levo à frente a minha pré-candidatura para colocar ordem na casa e acabar com os erros. Vamos juntos pelo Paraná e pelo Brasil”, completou Requião.

A presidenta do PT e deputada federal pelo Paraná, Gleisi Hoffmann, também saudou a chegada de Requião ao partido. “Para nós do PT, em particular para mim, é alegria muito grande receber o amigo e companheiro Roberto Requião no PT. Eu o conheço desde a década de 80 e ele é uma pessoa que sempre teve lado, é corajoso e nunca fugiu do debate. Firme, decido, defende o povo e a soberania do país. Eu tenho muito apreço e muito respeito pelo o que ele significa não só pelo Paraná, mas por todo o Brasil. Juntos faremos um grande movimento contra a extrema-direita, afirmou Gleisi.

Avanços no Paraná com Lula, Dilma e Requião

Importantes obras de infraestrutura foram construídas, como a ampliação do Terminal de Passageiros e Cargas do aeroporto de Curitiba, ampliação também em Foz do Iguaçu e construção do módulo operacional em Londrina.

Houve também modernização da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) e do Gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol), construção de três usinas de etanol, três de biodiesel e duas de biomassa, construção de linhas de transmissão para ampliar a capacidade do sistema elétrico e urbanização de favelas na capital e no interior, entre outras obras.

O campo se beneficiou de iniciativas como linha de crédito, MP da securitização, financiamento de máquinas agrícolas e abertura de mercado no exterior, exportando para China e países árabes.

Além disso, entre 2003 e 2016, foram criados 321,2 mil postos de trabalho formais só em Curitiba, o número de escolas técnicas passou de oito para 36, foram criados 28 novos campi dos Institutos Federais, foram criados duas novas universidades e 21 novos campis universitários.

Outros programas que mudaram a vida da população

Durante os governos de Roberto Requião, foram realizados diversos programas que mudaram a vida da população.

Na educação, houve avanço no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), levando o Paraná ao melhor indicador nacional. O governo priorizou a valorização dos educadores, com reajustes salariais. Foram contratados mais de 30 mil professores através de concurso; e ainda instituídas melhorias como a hora-atividade e planos de cargos e salários. Sem falar na construção de escolas e quadras esportivas e em investimentos em tecnologia.

Na Saúde, houve investimentos em mais de 40 hospitais, a construção de 13 hospitais regionais e de cerca de 350 Centros de Saúde da Mulher e da Criança. A mortalidade infantil teve queda significativa de 34%, graças a contribuição de diferentes programas, entre os quais o Leite das Crianças.

Na Agricultura, 1.500 propriedades foram beneficiadas pelo programa Irrigação Noturna. O Trator Solidário entregou cerca de 3.500 máquinas. Houve um grande programa de regularização fundiária e instituição de um Fundo de Aval, oferecendo crédito barato ao agricultor.

Na água e na luz, a Copel e a Sanepar apresentavam a menor tarifa do Brasil e ainda se criou o Luz Fraterna, beneficiando 285 mil famílias com energia elétrica de graça.

Na Segurança, o investimento também foi significativo, com contração de mais de 6 mil profissionais, valorização na remuneração dos policiais e compra de cerca de 4.500 viaturas.

Com um dos IPVAs mais baixos do Brasil, 2,5%, foi possível investir R$ 1,5 bilhão para recuperar estradas, sem cobrança de pedágio.

A minirreforma tributária alterou o ICMS de 18% para 12%, diminuindo o preço dos produtos aos paranaenses. E ainda foi instituído o Imposto zero para 78% das empresas.

Quando: 18 de março

Horário: 18h

Local: Expo Unimed. Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Cidade Industrial de Curitiba

Cre

Autor: Reverbero

Jornalista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.