Após reclamação do PT, CNJ afasta juíza eleitoral por postagens políticas

O Conselho Nacional de Justiça, por unanimidade de votos, acatou reclamação disciplinar proposta pelo Partido dos Trabalhadores e abriu processo administrativo disciplinar contra a juíza Regiane Tonet dos Santos, juíza da 112ª Zona Eleitoral de Guaraniaçu, Paraná.

FOTO: Eduardo Matysiak

Segundo os fatos trazidos, a juíza representada, enquanto juíza eleitoral, entre 2017 e 2019, realizou diversas postagens contra o Partido dos Trabalhadores e seus filiados e favoráveis a Jair Bolsonaro e Sérgio Moro. Além disso, Regiane também teria compartilhado postagens ofensivas aos membros do Supremo Tribunal Federal e à Min. Carmem Lúcia, então presidente da Corte, como “gagá e confusa”.

O plenário ainda determinou o afastamento imediato da juíza das funções eleitorais, determinando ao TRE/PR que nomeie um substituto ou substituta para a jurisdição da 112ª Zona Eleitoral de Guaraniaçu.

Para a corregedora, Min. Maria Thereza Assis de Moura, “a par dessa questão político-partidária, houve também ofensa ha membros do Pode judiciário e inclusive do próprio Supremo Tribunal Federal. Então aqui não se trata de atuação politico-partidária, mas, diríamos assim, uma atuação que resvala totalmente a uma conduta, para mim, em termos de apuração, inadequada, não esperada a um magistrado que componha o Poder Judiciário”.

O advogado do Partido dos Trabalhadores, Luiz Eduardo Peccinin, comentou que “uma decisão como essa jamais pode ser comemorada, já que os fatos trazidos revelam uma ofensa à respeitabilidade de toda a magistratura. De qualquer modo, o CNJ existe para isso, garantir que a conduta dos magistrados respeite a imparcialidade esperada do Judiciário e especialmente o afastamento político-partidário daqueles que exercem a jurisdição eleitoral”

Autor: Reverbero

Jornalista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.