Em reunião na noite desta quarta-feira (5), o Movimento Suprapartidário Lula/Alckmin, criado em Curitiba ainda no primeiro turno da disputa presidencial, ganhou importantes adesões de parlamentares eleitos no último domingo (2) e lideranças de vários segmentos da sociedade. Com abrangência cada vez maior e integrantes de várias regiões do Estado, o movimento recebeu o convite do presidente estadual do PT, Arilson Chiorato, presente à reunião, para integrar a coordenação estadual da campanha do ex-presidente Lula no Paraná neste segundo turno.
Um dos partidos bem representados no encontro foi o PDT. O deputado estadual reeleito, Goura Nataraj, falou em nome dos seus correligionários lembrando que essa união de diferentes em torno da candidatura de Lula é muito importante na luta pela preservação da democracia no país. “É muito importante a constituição dessa frente ampla, desse movimento contra um inimigo comum que representa a destruição do Brasil, é a barbárie contra a civilização. Por isso, estamos aqui com todos para vencer e eleger Lula presidente do país”, disse o deputado. O movimento suprapartidário conta também com a adesão da candidata ao Senado pelo partido, Desiree Salgado.
O ex-deputado Pedro Guerra (PSD) esteve presente e confirmou a adesão de toda a sua família ao movimento. Ele é filho do ex-ministro da Saúde e ex-deputado Alceni Guerra e reiterou a necessidade de derrotar o atual presidente para evitar o avanço dos que trabalham contra as instituições democráticas.
O líder do Grupo Dignidade, Toni Reis, e dirigentes de vários sindicatos e associações participaram do encontro e já começaram a trabalhar na mobilização em Curitiba e com seus contatos no interior do Estado.
Professores e pró-reitores da Universidade Federal do Paraná também estão integrados e já mobilizados. Na reunião desta quarta, estiveram presentes Marco Cavalieri – Pró-Reitor de Administração; Fernando Mezzadri – Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças; Francisco de Assis Mendonça – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Maria Rita de Assis Cézar – Pró-Reitora de Assuntos Estudantis; Renato Bochicchio – Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi – INTEGRA UFPR; Maria Tarcisa Silva Bega – ex vice reitora da UFPR; Andréa Emilia Marques Stinghen – Vice-Presidente da APUFPR (Associação dos Professores da UFPR) e Paulo Vieira Neto – Presidente da da APUFPR (Associação dos Professores da UFPR). O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo, também integra o movimento.
O movimento conta ainda com a adesão dos sindicalistas Paulo Rossi e Márcio Kieller, da vereadora Maria Letícia (PV), do ex-secretário de Fazenda Luiz Eduardo Sebastiani, da ex-secretária da Cultura Mônica Rischbieter. Além desses, de artistas, como a atriz Guta Stresser e a cantora Rogéria Holtz, do cientista Samuel Goldenberg, e da ex-deputada Dra. Clair, que foi a primeira mulher eleita para a Câmara Federal pelo Paraná.
Na reunião foram decididos os próximos passos do movimento, com a criação de comissões de trabalho e de uma agenda de atividades para os próximos dias da campanha.
Foto: carlos Kaspchak
Com informações da assessoria de imprensa
0 resposta