**

Em Guarapuava, a vida de Marios, Terezinhas e Zelitas mudou no governo de Lula

Construção do Residencial Patricia, uma das diversas obras do Minha Casa Minha Vida em Guarapuava. Foto: Diário de Guarapuava

Era dezembro e o presente de Natal naquele ano de 2009 chegou com antecedência para o aposentado Mario Araújo. E que presente: a casa própria de papel passado.

Há 20 anos, ele morava no Paz e Bem sem qualquer segurança e estabilidade, pois era uma área de ocupação.

“Estávamos sem saber o dia de amanhã, quando poderíamos estar na rua. Agora estamos no que é nosso, graças a Deus”, declarou à época ao jornal Diário de Guarapuava.

Em Guarapuava, o Minha Casa Minha Vida realizou o sonho da casa própria de mais de 12 mil pessoas. Foram 3,1 mil unidades contratadas através do programa – gerando empregos na construção civil e criando moradias.

Terezinha teve o sonho realizado. Foto: Diário de Guarapuava

Terezinha Lemes teve o apartamento próprio finalmente conquistado no Jardim Patrícia – uma das obras do Minha Casa Minha Vida em Guarapuava – após 25 anos na fila.

“Estou tão feliz que mal consigo me conter”, disse na época.  

Outra beneficiada foi a vendedora Denise Cordeiro e seus dois filhos.

Denise Cordeiro: a mudança que tanto queria aconteceu. Foto: Diário de Guarapuava

“Vai mudar tudo daqui pra frente e cada vez para melhor. Morávamos em uma casa emprestada, fiz o meu cadastro logo que fiquei sabendo do programa. Eu não penso para mim, mas para meus filhos. É um teto para eles, uma garantia de segurança”, comemorou.

Zelita Marques comemorou a conquista da casa própria após 12 anos de espera. Ela morava de aluguel e sobrava pouco dinheiro para outras coisas. “Ajuda bastante a ter qualidade de vida”

Outros investimentos

Campus da UTFPR transformou a cidade. FOTO: Diário de Guarapuava

Além da moradia, os governos do PT investiram de maneira pesada em Guarapuava. A construção do campus da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) transformou a vida da cidade, levando conhecimento, tecnologia e estimulando o comércio e o setor imobiliário. A instalação do campus se iniciou no governo de Lula e foi concluída durante o primeiro mandato de Dilma Roussef.

Apenas nos dois primeiros anos, o campus de Guarapuava se tornou a unidade da UTFPR com a segunda maior proporção de candidatos por vaga, e o investimento ultrapassou os R$ 15 milhões.

Ainda no Ensino Superior, a cidade iniciou, enfim, os trâmites para o curso de medicina.

Saúde

Duas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) foram criadas – a última delas, a UPA do bairro Batel, suprindo uma demanda da população por saúde mais perto de casa.

UPA foi uma das conquistas da cidade. FOTO: Diário de Guarapuava

  • O financiamento imobiliário cresceu como nunca.
  • O ProUni e o FIES beneficiaram mais de 7,5 mil estudantes.
  • No emprego, foram abertos 15 mil postos de trabalhos
  • O Luz Para todos realizou 1,1 mil ligações.
  • A agricultura recebeu valores superiores a R$ 6 milhões por meio do PRONF.
  • O Bolsa Família atendeu cerca de 8 mil famílias por ano.
  • Obras de infraestrutura e asfaltamento foram realizadas com recursos do governo federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *