Nesse domingo (30), os brasileiros foram às urnas e elegeram o presidente Lula para um novo mandato à frente do Executivo nacional. Os paranaenses tiveram papel importante para garantir essa vitória, especialmente em um cenário local que privilegiava o oponente. “Sabemos que o atual governador do estado apoia e foi apoiado pelo Bolsonaro. Aqui no Paraná vimos muitas ações violentas, tanto físicas quanto verbais, mas aqueles que defendem a democracia e acreditam em um país melhor para todos não esmoreceram”, destaca Arilson Chiorato, deputado estadual reeleito e presidente do Partido dos Trabalhadores do Paraná (PT-PR).
A legenda prevê que daqui para frente é seguir o que o PT e seus aliados têm defendido e que Lula destacou em discurso após a divulgação dos resultados: a vitória não foi pessoal ou partidária. Quem ganha é o povo brasileiro que poderá voltar a ser visto em todas as suas nuances e peculiaridades.
“O PT não governa apenas para quem o apoia. Os anos nos quais o partido esteve no governo, seja em qual esfera for, mostram isso. Ao contrário do que os fascistas que ocupam o poder querem fazer o povo acreditar, nunca houve melhorias para uns em detrimento de outros. E eles sabem disso, mas não querem perder suas posições privilegiadas”, aponta Chiorato.
Lula afirmou seu compromisso de governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras. “Não existem dois Brasis”, ressaltou. Também disse que a população “deseja mais – e não menos liberdade, igualdade e fraternidade em nosso país. O povo brasileiro mostrou hoje que deseja mais do que exercer o direito sagrado de escolher quem vai governar a sua vida. Ele quer participar ativamente das decisões do governo.”
Para Chiorato, essa é a tônica dos próximos meses e anos. “A vitória do presidente Lula representa a liberdade. O L virou L de liberdade ao povo brasileiro. Os combates à fome e à miséria vão acontecer de verdade. Vamos limpar o ódio e a violência do país. É hora do povo brasileiro, da normalidade voltar”, finaliza.