Nesta quarta-feira, dia 1°, Dr. Antenor (PT) tomou posse para o seu primeiro mandato como deputado estadual do Paraná, em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa.
Ovacionado pela plateia, Dr. Antenor assume o cargo após uma longa jornada de luta na política e algumas tentativas. Ele, que é médico, já foi vereador em Guarapuava e por pouco não se elegeu prefeito em 2020, chega à Assembleia com prioridades bem definidas: fortalecer a agricultura familiar, investir em cultura e na formação política.
Confira a entrevista em vídeo
“Eu sou um perseverante da vida. Não acredito em nada que seja muito rápido. É preciso ter um estofo e é preciso caminhar. Para eu ser médico foi uma longa e árdua trajetória, na qual parti de condições adversas, por falta de recursos, saindo da minha cidade. Mas isso forjou em mim a marca do resistir”.
afirma o deputado, em entrevista exclusiva ao Revérbero.
“Chego não como um super-herói, mas como alguém simples, com o coração tranquilo e cheio dessa esperança que move nosso povo”, completa.
O deputado lembrou de momentos difíceis que enfrentou junto com o PT e dos convites que recebia de outras legendas para deixar o partido. “Quando o PT teve a sua principal crise, imposta pela mídia, e me convidavam para sair do PT eu falava que saia, mas só no caixão, pois eu compreendia o que estava em jogo. Eu sabia que cada derrota minha poderia me fazer desistir, mas, ao mesmo tempo entendia que era preciso perseverança”.
Prioridades
De acordo com o deputado, a agricultura familiar será uma de suas prioridades, além da cultura e da formação política.
“Vamos dialogar com o governo federal e cobrar investimentos maciços na agricultura familiar, onde estão de fato aqueles que põem o pão na nossa mesa, geram empregos e renda e movimentam a economia dos nossos municípios. A nossa região [Centro-Sul do Paraná] é uma potência”.
De acordo com ele, a formação política durante o seu mandato será um trabalho permanente e utilizará a cultura para se aproximar das pessoas.
“Vou lutar e fazer o melhor de mim para construir um mandato com formação política permanente, com modelo freiriano e que dialogue com aqueles que não têm oportunidade de compreender a política. Vamos até as pessoas através da música, do teatro e da dança, transformando vidas e mostrando que há uma outra maneira de fazer política: simples, mas que liberta”.
O deputado ainda salientou que será um forte opositor do governador Ratinho Jr. “Seremos oposição ao governo Ratinho, que tem visão neoliberal e que destruiu a estrutura de estado com a venda da Copel e outras privatizações”.