**

Frente Parlamentar da Agroecologia e da Economia Solidária será lançada na Assembleia Legislativa

Professor Lemos. Foto: Orlando Kissner

Com informações da assessoria de imprensa

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa (Alep) o deputado Professor Lemos (PT), líder do Bloco PT-PDT, anunciou a criação da Frente Parlamentar da Agroecologia e da Economia Solidária, que será lançada na próxima segunda-feira (26), às 10h, no Auditório Legislativo. O objetivo, de acordo com o deputado, é abrir espaço para discussão junto a sociedade civil organizada e elaborar políticas públicas para promover o desenvolvimento da economia solidária e da agroecologia no Paraná. 

“Quero convidar todos e todas para o lançamento da Frente Parlamentar da Agroecologia e da Economia Solidária, que será composta por 13 parlamentares. Um momento muito importante em que nós teremos a presença de lideranças que organizam os empreendimentos solidários no estado, lideranças do executivo estadual, dos executivos municipais, do Conselho Estadual de Economia Solidária, inclusive, trazendo produtos da economia solidária e da agroecologia que serão expostos aqui durante o ato de lançamento”, disse o deputado Lemos, coordenador da Frente Parlamentar.

O parlamentar destacou que o Paraná conta com milhares de empreendimentos solidários que se apresentam como alternativa para a geração de trabalho e renda, trazendo novas possibilidades de produção, vendas, trocas e distribuição.

“Nós temos no Paraná milhares de empreendimentos solidários, urbanos e rurais. Inclusive já temos redes que une o campo e a cidade, como por exemplo, a Rede Mandala, que une produtores rurais com consumidores das cidades e também com empreendimentos solidários urbanos que fazem troca, adquirindo alimentos e pagando com sua criatividade, ou seja, com os produtos feitos em empreendimentos urbanos”, afirmou.

Além de garantir espaço para o debate com a sociedade civil organizada, a Frente Parlamentar vai acompanhar projetos e iniciativas que estão tramitando na Assembleia Legislativa. 

“Aqui na Assembleia Legislativa nós já demos conta da aprovação da Lei da Economia Solidária, que inclusive já foi regulamentada, já foi criado também o Conselho Estadual da Economia Solidária, já temos programas importantes que atendem os empreendimentos solidários, tanto urbanos quanto rurais e ainda estamos trabalhando para a aprovação da Política Estadual da Agroecologia. Trata-se do projeto de lei 823/2017 que já foi aprovado em primeira discussão por unanimidade nesta Casa e precisa de mais duas votações para ser encaminhado para sanção do governador. Por isso, através da criação a Frente, queremos também dar conta deste projeto que combinará com a Economia Solidária”, disse Lemos.

Além do deputado Professor Lemos, que irá coordenar o grupo, compõem a Frente Parlamentar da Agroecologia e da Economia Solidária as deputadas Ana Júlia Ribeiro (PT), Luciana Rafagnin (PT) e Cristina Silvestri (PSDB) e os deputados Requião Filho (PT), Evandro Araújo (PSD), Renato Freitas (PT), Luiz Cláudio Romanelli (PSD), Arilson Chiorato (PT), Dr Antenor (PT), Goura (PDT), Tercílio Turini (PSD) e Moacir Fadel (PSD).

SERVIÇO

Lançamento da Frente Parlamentar da Agroecologia e da Economia Solidária

Dia: 26 de junho (segunda-feira)

Hora: 10h

Local: Auditório Legislativo da Alep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *