O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, participou, nessa segunda-feira (9) em Curitiba (PR), de evento para assinatura de dois Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a empresa Itaipu Binacional.
Além do evento que formaliza os ACTs, o ministro fez uma palestra sobre o tema “Políticas Públicas de Direitos Humanos: Perspectivas e Indicadores”. As agendas integram os esforços do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) para retomar e ampliar o uso de evidências que sirvam de base para a construção de políticas públicas de direitos humanos no Brasil.
Participaram solenidade o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca e o diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Ênio Verri.
A deputada federal Carol Dartora (PT) também participou. “O Ministro dos Direitos Humanos também fez uma palestra incrível. Foi o momento de ouvir uma das mentes mais lúcidas do nosso país”.
Sobre o acordo
Os acordos têm como objetivo formular o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências na produção de indicadores e evidências em direitos humanos e de soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento do Observatório Nacional dos Direitos Humanos (ObservaDH). A cooperação técnico-cientifica para o aprimoramento de políticas públicas de direitos humanos e a realização de ações na área de educação e cultura também estão previstas com as parcerias.
A ser lançada em dezembro deste ano, o ObservaDH será uma plataforma on-line de difusão e análise de informações estratégicas para o acompanhamento do tema dos direitos humanos no Brasil. O sistema fornecerá evidências para o planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas de defesa, promoção, proteção e educação em direitos humanos. A ferramenta deve auxiliar gestores públicos, organizações da sociedade civil e apoiar o trabalho de jornalistas, pesquisadores e estudantes.