**

Com Dr. Antenor, PT tem sua maior chance de conquistar um dos principais municípios do Paraná

O deputado estadual é um pré-candidato forte para a eleição à Prefeitura de Guarapuava. Foto: Orlando Kissner/Alep

Há várias eleições, o PT (Partido dos Trabalhadores) bate na trave na disputa pela prefeitura de Guarapuava, um dos principais municípios do estado e polo da região Centro-Sul. Em 2020, foi por pouco. Dr. Antenor, principal liderança da legenda no município, ficou apenas três pontos percentuais atrás do vencedor, Celso Goés, que ganhou com 33% dos votos, contra 30% do petista.

Foi uma eleição mais difícil do que a que apresenta para o próximo ano. Na última disputa, havia três candidaturas fortes: a do próprio Dr. Antenor, a de Celso Goés — embalada pelo apoio do então prefeito Cesar Silvestri Filho — e a do ex-prefeito Vitor Hugo Burgo, que fez 24% dos votos . O jogo ficou embaralhado em uma cidade que não tem segundo turno. Tudo indicava que Antenor venceria, mas Goés conseguiu virar votos nos acréscimos do segundo tempo.

Dessa vez, Burko deve ficar fora da disputa, pois está concentrado em seus negócios pessoais. Cesar Silvestri, sempre um nome forte, não dá sinais de que deve entrar na disputa e até mesmo seu apoio à reeleição de Goés é uma dúvida, uma vez que o atual prefeito se aproximou de Ratinho Jr, com quem Silvestri rompeu após o governador atuar para alijá-lo da disputa ao governo do Estado, no ano passado.

Dr. Antenor, que já confirmou a pré-candidatura e tem apoio do partido, tem um outro tento ao seu favor: o governo federal e o apoio de Lula. Além disso, ele exerce mandato como deputado estadual, o que o coloca em evidência e facilita a destinação de emendas ao município.

Eleição é sempre imprevisível e não existe disputa fácil. Mas essa parece ser a chance de ouro para o PT conquistar, enfim, a Prefeitura de Guarapuava.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *