Até o dia 29 de outubro, os diretórios municipais e zonais do PT (Partido dos Trabalhadores) podem realizar suas plenárias municipais conforme determinação da direção nacional do partido. De acordo com o PT-PR, trata-se de uma grande mobilização interna com a participação maciça da militância petista.
“Esse é um processo de mobilização intensa que envolve o partido como um todo, passando pelas direções municipais, estaduais e a nacional. Segundo o último relatório, no Paraná, 62 PEDEX’s e 70 plenárias foram realizados em municípios do estado”, afirma o partido.
“O PT Paraná está fazendo um esforço concentrado para realizar as Plenárias e os PEDEX’s (processo extraordinário de eleição direta) até o fim do mês de outubro. Este é um momento de oxigenação do partido, podendo renovar ou alternar as lideranças municipais, com a realização de um diagnóstico do Governo Lula e uma projeção para eleições de 2024. Estamos felizes com o resultado, será fundamental para a dinâmica partidária do PT Paraná.”, avalia o dirigente Cezar de Matos, Secretário de Organização do PT Paraná.
Todos os municípios são obrigados a fazer as plenárias, sejam os que têm diretórios municipais do partido já organizados, ou os que têm comissões provisórias, comissões de organização e que ainda vão eleger suas direções. Nas plenárias municipais, todos os filiados e filiadas ao partido podem participar dos debates.
Qual é a diferença entre uma Comissão Provisória e um Diretório Municipal?
O Diretório é Eleito pelo voto direto dos filiados e filiadas através do PED ou do PEDEX. Uma vez eleito o Diretório só pode ser destituído ou dissolvido pelo Diretório Estadual, em decisão com maioria qualificada, após o devido processo partidário, garantido o mais amplo direito de defesa.