A deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT) enviou nesta segunda-feira, dia 29, ofício à UFPR (Universidade Federal do Paraná) cobrando medidas da instituição sobre uma denúncia de racismo que chegou ao gabinete da parlamentar.
O caso envolveria um aluno do curso de medicina, em Curitiba. “Conseguimos apurar que um estudante do curso de medicina estaria proferindo palavras injuriosas em desfavor de sua colega, devido à sua cor”, afirma a deputada no texto que compõe o documento.
A parlamentar pede punição ao estudante que teria praticado o crime. “Entendendo toda a história da UFPR, seus relevantes serviços em prol do estado democrático de direito, é que solicitamos, com urgência, a apuração dos fatos e consequente punição dos racistas. A sociedade e, principalmente, a UFPR não pode coadunar com atos racistas’.
Ana Júlia sugere ainda campanha permanente de combate ao racismo nos campi da universidade. “Lamentavelmente, casos de racismo em instituições de ensino, como o ocorrido no curso de medicina da UFPR, destacam a persistência da discriminação racial”, escreveu em suas redes sociais.