**

Capital do Pinhão não será Pinhão-PR, mas Inácio Martins, maior produtor da semente

Apesar do município de Pinhão carregar o nome da semente de araucária, é Inácio Martins que levará o título de Capital do Pinhão, conforme projeto de lei que será votado nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa do Paraná. A matéria é de autoria dos deputados Alexandre Curi e Artagão de Mattos Leão.

Ambos os municípios ficam na região Centro-Sul do Paraná e estão distantes 120 quilômetros.  Como justificava, o projeto de lei argumenta que Inácio Martins é um candidato natural a se tornar a Capital do Pinhão.

Em seu território, há duas Unidades de Conservação de Proteção Integral e cobertura florestal de 72%, sendo 38% matas nativas e 34% reflorestamentos. “Tais características impulsionam a produtividade de araucárias, tornando Inácio Martins o Maior Produtor de Pinhão do Paraná, com cerca de 700 toneladas anuais, segundo o Valor Bruto da Produção Agropecuária do Paraná”, afirma o texto.

O projeto de lei ainda destaca a Festa do Pinhão, realizada anualmente, celebrando tradições culinárias e promovendo a Olimpíada do Agricultor Familiar. A cidade se prepara para sua 15ª edição em 2024. “Além disso, um projeto recente destaca-se: a Agroindústria do Pinhão. Com o propósito de beneficiar e embalar a vácuo o pinhão, essa iniciativa valoriza a matéria-prima e escolheu Inácio Martins como sede devido à sua liderança na produção estadual. O projeto também visa fomentar o cooperativismo e fortalecer o mercado de produtos típicos, potencializando ativos territoriais de maneira sustentável”.

“A proclamação de Inácio Martins como Capital do Pinhão é a convergência de seu legado natural, cultural e econômico. Reconhecer sua posição central na produção de pinhão e o esforço em promover a sustentabilidade é um passo importante para enaltecer e fortalecer sua identidade, além de ampliar oportunidades de desenvolvimento para toda a região do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (CONDER)”.

O município fica a 200 km de Curitiba, na Serra da Esperança.

Florestas

A cidade se destaca por sua tipologia florestal, a Floresta Ombrófila Mista Alto-Montana, e sua posição no Terceiro Planalto Paranaense. Sua rica biodiversidade é preservada em 51% de seu território, inserido na Área de Proteção Ambiental da Serra da Esperança, incluindo comunidades e uma Aldeia Indígena em meio a vastas Florestas de Araucária.

Com altitudes que chegam a 1.198 metros, Inácio Martins é o município mais alto do Paraná e integra a bacia hidrográfica do Rio Iguaçu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *