**

Depois da Copel, é a vez da privatização da Sanepar: serviço deve ser repassado à iniciativa privada em 112 municípios

Após a venda Copel, o governo Ratinho Jr. está focado na privatização da Sanepar. O processo está em curso desde o ano passado, quando houve o repasse do tratamento de esgoto à iniciativa privada em 16 municípios. Em 2024, o serviço deve ser privatizado em muitas outras cidades. O governo do estado lançou a minuta do edital de concessão em novembro do ano passado, abrangendo 112 municípios do Centro-Leste e Oeste do Paraná , distribuídos em três lotes.

O processo deve seguir o modelo de 2023, quando Ratinho Jr. lançou edital na B3, em São Paulo. Na ocasião, a empresa Aegea levou a concessão do tratamento de esgoto por 24 anos.

Em maio, Ratinho Jr. tem agenda marcada em Nova York, quando deve colocar a Sanepar para jogo. Ele terá reuniões reservadas com grupos de investidores americanos. A viagem é organizada pela Invest Paraná.

O governo do estado evita o termo privatização e utiliza as denominações PPP (Parceria Púbico Privada) e concessão. Mas em resumo, as concessões preveem a transferência do serviço para a iniciativa privada. Assim, Ratinho Jr. usa a estratégia de não vender a empresa, para evitar desgaste político, mas privatizar o serviço.

Copel

A Copel foi privatizada no ano passado. Desde a conclusão do processo, o serviço piorou e relatos de quedas de energia são preocupantes.

Análise dos números no período entre setembro a dezembro de 2022, enquanto a empresa era pública, comparados de setembro a dezembro de 2023, logo após a privatização, demonstram que o serviço prestado aos consumidores paranaenses piorou em diversos aspectos. Após a venda da empresa, os consumidores tiveram mais interrupções de energia e ficaram mais tempo sem luz.

2 respostas

  1. O serviço da Copel sempre foi um lixo, como a grande maioria das empresas públicas, cabides de emprego para apadrinhados de políticos bandidos, infestados por todo o Brasil. Retornei ao Paraná em 2019, região metropolitana de Curitiba, instalei indústria, e tive muito problema com Copel e Sanepar – falta de água, água suja, água esbranquiçada com excesso de cloro, queda de energia, falta de fase no trifásico, energia com voltagem abaixo da norma, queima de equipamentos, um VERDADEIRO LIXO de serviço. Sendo empresas públicas = uma grande MERDA, POIS VOCÊ RECLAMA E RECORRE A QUEM NÃO É DONO NEM RESPONSÁVEL … SÓ UM APADRINHADO POLÍTICO , tive muitos problemas e tive que pagar a conta no final. TEMOS QUE ACABAR COM EMPRESAS PÚBLICAS, PRIVATIZAÇÃO 100%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *