A privatização das escolas no Paraná, aprovada esta semana, repercutiu em Brasília. Praticamente todos os deputados federais do PT no estado se manifestaram contrários à medida. Gleisi Hoffmann, presidente nacional da legenda, Carol Dartora, Tadeu Veneri e Elton Welter tiveram posicionamentos contundentes sobre o tema. Aliel Machado (PV) e Luciano Ducci (PSB), que integram a base de apoio de Lula no Congresso, também se pronunciaram contrários ao projeto.
Confira o que disseram os deputados:
Gleisi Hoffmann: “A tentativa de privatização de escolas no Paraná é um escândalo e não vamos permitir que o desgoverno de Ratinho Júnior desmonte a educação pública do nosso estado dessa forma criminosa. Seguimos ao lado da APP-Sindicato contra essa sabotagem contra um direito de todos e dever do estado”.
Carol Dartora: Educação não é mercadoria, é direito! Lutamos contra o projeto de lei do governo Ratinho Júnior que quer privatizar a educação pública no Paraná. Professoras, professores, estudantes, profissionais da educação de todo o estado e movimentos sociais se uniram exigindo a retirada do PL 345/2024″.
Tadeu Veneri: “É mais um tratoraço de Ratinho Junior para desmontar o sistema público de educação no Paraná. Não podemos deixar que o governo repita o processo fake da criação do programa das escolas cívico-militares, quando fez de conta que consultou a comunidade escolar que, em sua maioria, nem foi chamada para votar”.
Elton Welter: Projeto privatista ameaça educação pública do Paraná. Educação não é para gerar lucro para empresa dos amigos. Educação não pode ser tratada como mercadoria. POIS É DIREITO.Estamos juntos nesta batalha pela qualidade e pela gestão pública das nossas escolas! Vamos lutar para garantir uma educação justa e acessível para todos!”
Aliel Machado: “DIA TRISTE PARA A EDUCAÇÃO DO PR. O projeto aprovado pela Assembleia permite que empresas usem o seu, o nosso dinheiro, para entregar para nas mãos da iniciativa privada. É ruim para a Educação, que não pode ser tratada como mercadoria”.
Lucano Ducci: “Reafirmo que sou CONTRA a privatização das escolas públicas estaduais do Paraná. Educação não é mercadoria, é um direito fundamental que deve ser acessível a todos. O projeto de privatização do governador Ratinho Jr. é ilegal e inconstitucional, colocando em risco o futuro da educação para alunos e servidores. Vamos lutar pela educação pública de qualidade no Paraná até o fim!”
O assunto também chegou até o MEC, por meio de ofício enviado pela deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT-PR), denunciando o caso. Na Assembleia Legislativa do Paraná a bancada de Oposição impôs forte resistência ao projeto de Ratinho Jr.