O deputado federal Beto Richa (PSDB) anunciou na noite desta segunda-feira, dia 5, a desistência da candidatura dele à Prefeitura de Curitiba. Richa justificou a decisão pelo pouco tempo de TV que teria para apresentar propostas – em torno de 30 segundos. Ele também afirmou que terá postura neutra no pleito, sem apoiar publicamente nenhum candidato.
Outro problema apontado por ele foi a posição do Cidadania, que compõe uma federação junto com o PSDB, em apoiar o candidato do governo, Eduardo Pimentel. Richa afirmou que pretende se dedicar às eleições no interior, ajudando a eleger vereadores.
“Estou retirando minha candidatura por uma série de adversidades. Estou animado com as últimas pesquisas, que apontam crescimento sólido da nossa pré-candidatura, mas tem outros fatores que dificultam. O PSDB nos oferece menos de 30 segundos de tempo de TV e rádio, dentre 10 minutos no total. Temos plano de governo nas mais diversas áreas, mas não teríamos tempo para fazer a apresentação que eu gostaríamos aos curitibanos”, disse Richa, em coletiva de imprensa.
Vontade
“De todos os pré-candidatos, não sei se tinha alguém com mais vontade de participar do que eu. Mas, além do pouco espaço para apresentar propostas, o espaço para mostrar os números da minha gestão também fica prejudicado”.
Campanha no interior
“Uma segunda situação que tem me incomodado é o fato de ser presidente do partido no estado. Muitos candidatos do interior foram convidados por mim e eu tenho sido demandado. E agora vem campanha. As demandas pela nossa presença no interior do Paraná aumentaram bastante”.
Cidadania
“Além disso, tem um constrangimento interno dentro da nossa federação, pois o Cidadania declarou apoio ao candidato do governo”.
Neutralidade
“A posição que tiramos aqui é que a gente fique neutro, deixando os eleitores à vontade para fazer a melhor escolha. Não vou indicar nenhum candidato”.