O deputado estadual Alexandre Curi (PSD) foi eleito, nesta segunda-feira, dia 12, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná para o biênio 2025 – 2026. A posse da nova Mesa Diretora ocorre no dia 1º de fevereiro de 2025, na abertura dos trabalhos legislativos do próximo ano.
Curi teve o voto favorável dos 53 deputados presentes na sessão. Ele presidirá a Assembleia ao lado da deputada Flávia Francischini (União), primeira mulher a ocupar a 1ª Vice-presidência da Assembleia, do deputado Gugu Bueno (PSD), eleito primeiro secretário e da deputada Maria Victória (PP), reeleita para a Segunda Secretaria. A chapa eleita também conta com Delegado Jacovós (PL) como segundo vice-presidente; Moacyr Fadel (PSD), como terceiro vice-presidente; Requião Filho (PT), como 3º secretário, Alexandre Amaro (Republicanos), 4º secretário; e Goura (PDT), como quinto secretário.
Deputado mais votado da atual Legislatura, Curi chega à presidência da Assembleia aos 45 anos, em seu sexto mandato como deputado estadual (quatro deles sendo o mais votado).
Para a gestão que inicia em fevereiro, o futuro presidente da Assembleia promete se pautar em quatro pilares: transparência, inovação, economia e sustentabilidade. “Estabelecemos, neste ano, um Comitê de Planejamento Estratégico, para desenhar um plano de ação inédito para a Assembleia. Pretendemos criar uma coordenação de compliance e outra de inovação, que, entre outras ações, irá regulamentar e implementar soluções de inteligência artificial para otimizar nosso trabalho e facilitar o acesso do cidadão às informações”, disse o deputado.
“No campo da sustentabilidade, estamos desenvolvendo projetos que tornarão nossos edifícios mais inteligentes, eliminando o uso de papel, melhorando a gestão de resíduos, reaproveitando a água e utilizando energia solar. Já em termos de transparência, vamos lançar um novo portal, buscar o selo diamante em transparência pública e nos tornar a Assembleia mais transparente do Brasil”, acrescentou.
“Hoje, somos a única Assembleia do país que devolve ao Executivo quase 1/3 de seu orçamento. Devolução que é fruto da economia de todos os deputados. Com as medidas que pretendemos adotar, essa economia poderá ser ainda maior. Ainda queremos aproximar ainda mais a Assemblei do cidadão, incrementando a Assembleia Itinerante”, concluiu.
Ao ser eleito, o deputado fez um agradecimento especial à confiança dos colegas parlamentares, pela votação unânime, a seus familiares, presentes na sessão – a esposa Paula, os filhos Lucas, Julia e Isabela, e o pai Aníbal Khury Júnior – e a todos os servidores da Casa.
2 respostas
Se puxar o avô, não mais deixará a presidência.
Será o político mais influente do estado.
Sai o obsoleto para novas ideias.
Sucesso, guri!