A eleição em Guarapuava foi a mais acirrada do estado considerando as cidades de médio porte para cima. O candidato do PT, Dr. Antenor, que aparecia à frente nas pesquisas, perdeu por 61 votos de diferença para Denilson Baitala, do PL.
Baitala teve 37.180 votos contra 37.119 de Dr. Antenor. Eles marcaram 37,37% e 37,31% dos votos válidos, respectivamente.
O candidato à reeleição Celso Góes, do Cidadania, ficou em terceiro lugar, com 23,87% dos votos.
A reviravolta em Guarapuava começou no sábado, quando o candidato Samuel Ribas (União Brasil), apoiado pelo ex-prefeito Fernando Carli, desistiu da candidatura para apoiar Baitala, argumentando que este seria o único nome capaz de vencer a esquerda na cidade.
A campanha de Dr. Antenor enxergava Goés, que tinha o apoio do também ex-prefeito Cesar Silvestri Filho, como o candidato a ser batido, por ele ter a máquina da prefeitura na mão. No final das contas, o movimento decisivo foi dado por Baitala.
Embora Dr. Antenor tenha reagido rapidamente à desistência de Samuel Ribas, com o argumento de que “quem não se vende vota 13” e que o episódio seria mais uma artimanha dos “coronéis” da política local, ele não conseguiu conter a migração de votos para Baitala e a “onda” de última hora.
Dr. Antenor era a prioridade máxima do PT no Paraná e a derrota por poucos votos causou comoção entre simpatizantes e militantes.
Repercussão
Nas redes, Baitala celebrou a vitória. “Hoje, celebramos muito mais do que uma vitória. Celebramos a confiança de cada um dos 37.180 guarapuavanos que acreditaram em um futuro renovado. Cada voto representa a esperança de uma cidade mais justa. Vocês escolheram caminhar conosco rumo a essa transformação, e isso nos enche de orgulho e responsabilidade. Nosso compromisso é honrar essa confiança com muito trabalho, respeito e dedicação. Estamos prontos para construir, junto com cada um de vocês, uma nova história para Guarapuava. Obrigado por acreditarem em nosso projeto, obrigado por acreditarem em nós. Vamos em frente, com o coração cheio de gratidão!”, escreveu.
Já Dr. Antenor destacou o fato de alcançar uma votação histórica. “Nossa campanha foi maravilhosa, uma votação histórica! Somos os 37.119 cidadãos que escolheram a mudança para Guarapuava e não os poucos votos que faltaram, que são parte dos acertos da velha política. Agradeço cada um dos votos, cada abraço, cada olhar de esperança que recebi nesta caminhada. Minha vida me ensinou a sair grande nas vitórias e também nas derrotas! Nossa luta continua! Amanhã vida que segue e há muito trabalho pela frente. Contem sempre comigo!”.
O petista também parabenizou o prefeito eleito e desejou sorte.
Celso Góes, por sua vez, afirmou que fez uma campanha limpa e com respeito. “Muito obrigado a todos que estiveram comigo! Pelo carinho, pela acolhida, por tudo! Saber que fui verdadeiro e que mostrei meu real compromisso com todos me dá a sensação de dever cumprido. Continuarei lutando por aquilo em que acredito, continuarei acreditando nas pessoas de bem. Desejo ao prefeito eleito boa sorte e sucesso neste novo ciclo que se inicia em sua vida pública”.