A Aliança Nacional LGBTI+, por meio do programa Voto com Orgulho, celebra os resultados das eleições municipais de 2024. Quando comparados com os dados do pleito de 2020, o número de pessoas LGBTI+ eleitas registrou aumento em mais de 400%.
Para a Aliança, o pleito representou um marco significativo para a visibilidade e representação política da população LGBTI+, reforçando o compromisso com a igualdade, a inclusão e os direitos humanos em nível municipal.
De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 3.357 candidaturas se declararam LGBTI+ nas eleições municipais de 2024. Esse número expressivo demonstra o avanço na busca por mais representatividade dessa população no cenário político brasileiro, marcando um novo patamar na luta por igualdade e visibilidade nos espaços de poder.
De acordo com o levantamento feito pelo Programa Voto com Orgulho, baseado nos dados do TSE, Jornais, Redes Sociais e Vote LGBT, foram eleitas 241 pessoas LGBTI+, consolidando uma ampla e diversa representação de lideranças que se comprometem com a promoção dos direitos humanos e da cidadania plena para todas as pessoas, independentemente de orientação sexual ou identidade/expressão de gênero.
Do total de pessoas eleitas, 42,32% se declaram Gays, 17,42% lésbicas, 14,52% bissexuais, 9,12% heterossexuais, 7,46% Assexuais, 0,82% pansexuais. Destas, 19,08% se identificaram como Transgênero e 64,31% como cisgênero. Além destas informações, 14,10% pessoas apresentaram alternativas de identidade de gênero e 8,29% citaram outras formas de orientação sexual.
A diversidade também está presente nos partidos, com as seguintes representações: PT (63 eleitos), PSD (31), PSOL (19), PSB (17), MDB (15), PSDB (13), REPUBLICANOS (11), PP (10), PDT (10), UNIÃO BRASIL (9), PL (8), PODE (7), SOLIDARIEDADE (6), AVANTE (5), PV (4), PCdoB (3), CIDADANIA (3), PRD (3), PROGRESSISTAS (2), DEMOCRACIA CRISTÃ – DC (1), PODEMOS (1),
O programa Voto com Orgulho tem como missão mapear pré-candidaturas e candidaturas de pessoas LGBTI+ e aliadas em todo o Brasil, incentivando que estas se comprometam publicamente com a defesa dos direitos humanos e a garantia da cidadania LGBTI+. Em 2024, esse trabalho foi essencial para fomentar um ambiente eleitoral mais inclusivo e igualitário, garantindo que a diversidade esteja representada e que os direitos da comunidade LGBTI+ sejam defendidos nos âmbitos locais.
A Aliança Nacional LGBTI reforça que a eleição de lideranças comprometidas com a diversidade é um passo essencial para construir uma sociedade mais justa e acolhedora para todos. Seguimos empenhados em apoiar e fortalecer a presença LGBTI+ na política brasileira.
Aliança Nacional LGBTI Voto com Orgulho 2024
Para conhecer mais acesse: https://aliancalgbti.org.br/votocomorgulho/
A lista completa de pessoas eleitas pode ser acessada pelo link: https://aliancalgbti.org.br/wp-content/uploads/2024/10/Levantamento-de-Candidaturas-Eleitas-2024.pdf