Uma publicação de um blog de política da capital paranaense gerou manifestações de repúdio. A matéria cita as vestimentas de algumas vereadoras e diz que elas sexualirzaram durante a posse. A publicação suscitou manifestações da Câmara, parlamentares e entidades.
Em nota, a Câmara Municipal de Curitiba e as 12 vereadoras que compõem sua bancada feminina repudiou veementemente e exigiu a pronta retratação e imediata retirada da publicação do Blog do Tupan do texto intitulado “Vereadoras sexualizam na posse”, “que desrespeita de forma flagrante a dignidade, a honra e o papel institucional das vereadoras desta Casa”.
“O teor do texto é inaceitável e reforça estereótipos que minimizam a atuação política das mulheres, reduzindo-as a aspectos físicos e tentando desviar o foco de sua competência e compromisso com a sociedade. Esse tipo de abordagem, além de ofensiva, vai contra os princípios constitucionais de igualdade, dignidade e respeito, fundamentais em uma democracia”.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) condenou com veemência o conteúdo da publicação do blog. “É inaceitável e inadmissível que em pleno século XXI as mulheres sejam expostas publicamente com palavras e julgamentos pela livre escolha de suas roupas. Também cabe ressaltar que a referida publicação ainda ataca a dignidade, a honra e o papel institucional das vereadoras da Câmara Municipal de Curitiba”.
O Iprodes (Instituto Pró-Democracia Sempre) manifestou solidariedade às vereadoras. “As afirmações misóginas e sexistas tem como consequência a objetificação, demonstrando lamentavelmente como é difícil a atuação das mulheres no exercício das suas profissões, ressaltando a importância de campanhas contra a violência política. A opção do vestir de uma mulher deve ser respeitada e jamais deve ser tida como definidora do seu papel na sociedade”.
A vereadora Laís Leão afirmou que o episódio configura violência política de gênero. “Tal abordagem reflete um discurso machista e misógino, absolutamente incompatível com os princípios da democracia e do respeito à dignidade humana”.
A deputada estadual Marcia Huçulak destacou que a atitude de atacar de maneira vil e grosseira as 12 mulheres que ocupam cargos na Câmara de Vereadores de Curitiba, destacando suas vestimentas de forma infame, é inaceitável. “Recorro aqui às palavras da Ministra Carmen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral. “O discurso de ódio contra as mulheres é sexista, desmoralizante e machista”. Não há democracia onde há violência contínua contra as mulheres”.