Manifestação de Ratinho Jr. sobre Venezuela gera revolta em opositores

Curitiba, 01 de novembro de 2023 - O governador Carlos Massa Ratinho Jr. realiza videoconferência com governadores e senadores membros do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).

A manifestação pública do governador Ratinho Junior (PSD), em que parabeniza o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo ataque militar à Venezuela, provocou forte reação de lideranças da oposição no Paraná e no plano nacional.

Em publicação nas redes sociais, Ratinho Jr. celebrou a ofensiva norte-americana e afirmou que a ação teria como objetivo “libertar o povo da Venezuela”, discurso que foi duramente criticado por integrantes do campo progressista, que veem na declaração uma legitimação da violência e da intervenção estrangeira em outro país.

A ministra das Relações Institucionais do governo Lula, Gleisi Hoffmann, afirmou que a euforia do governador e de outros setores da extrema-direita não tem relação com a defesa da democracia. Segundo ela, trata-se da expressão de um projeto autoritário derrotado no Brasil.
“A euforia de Ratinho Junior e outros bolsonaristas com a invasão da Venezuela pelos EUA não tem nada a ver com defesa da democracia. Ao contrário, reflete o desejo de uma intervenção estrangeira no Brasil, contra a nossa democracia”, declarou. Gleisi também citou o fracasso de tentativas de sanções e pressões internacionais articuladas por aliados do bolsonarismo, classificando como “vergonhosa” a tentativa de instrumentalizar a crise venezuelana.

No Paraná, o deputado estadual Arilson Chiorato (PT), líder da Oposição na Assembleia Legislativa e presidente estadual do partido, criticou a postura do governador e cobrou foco nos problemas locais. Para ele, a defesa de uma ação militar viola princípios básicos do direito internacional.
“Não se pode aceitar a violência. Os tratados internacionais precisam ser respeitados. Governador, cuide mais do Paraná e pare de passar pano para a violência”, afirmou.

O deputado federal Tadeu Veneri (PT) também reagiu de forma dura à declaração do governador. Em suas palavras, o apoio de Ratinho Jr. ao ataque dos Estados Unidos revela um perfil autoritário e uma tentativa de se projetar nacionalmente no campo da extrema-direita.
“A declaração de apoio de Ratinho Jr. a Trump pelo ataque à Venezuela é patética. Está mostrando ao país sua faceta autoritária. Tudo isso para se cacifar como alternativa da extrema-direita, mas mostra que nem estatura de governador tem”, disse.

Já o deputado estadual Requião Filho (PDT) ironizou a manifestação do governador e criticou a incapacidade de compreender a gravidade do cenário internacional.
“Não julgo quem não consegue compreender e entender o que está em jogo. Não posso discriminar ou julgar pessoas por sua capacidade de cognição ou de interpretação da realidade”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *