**

Romanelli alerta sobre novo pedágio: “Não vejo garantia para a realização das obras”

Deputado Romanelli. Foto: Eduardo Matysiak

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, que integra a Frente Parlamentar sobre os Pedágios da Assembleia Legislativa, levantou dúvidas sobre o modelo que está sendo implantado no Paraná.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele afirma que não vê garantia real para realização das obras nem amparo técnico para o degrau tarifário de 40% após a duplicação das rodovias. E alertou:

“Estamos a um mês iniciar uma longa viagem de 30 anos. Ainda tenho dúvidas se os órgãos responsáveis pelo novo pedágio estão oferecendo a modelagem econômica mais adequada para o estado”.

Deputado romanelli

De acordo com o deputado, os parlamentares da Frente sobre o Pedágio fizeram todos os esforços para ter um leilão pela menor tarifa. “Promovemos audiências públicas e derrotamos o modelo híbrido. Neste ano, estivemos no Palácio do Planalto, no Ministério dos Transportes e na ANTT(Agência Nacional de Transportes Terrestres) para pedir o aperfeiçoamento do projeto.”

No entanto, apesar de haver avanços, ele disse que nem todas as melhorias foram observadas. “O TCU (Tribunal de Contas da União) fez várias sugestões e determinações que não foram completamente observadas no edital e na minuta dos contratos. Também não foi feita a recontagem do tráfego, que está desatualizada — é de 2019. E há uma dúvida sobre a lei que vai reger essa concessão”.

Ainda de acordo com o deputado, foram enviados mais de 100 pedidos de explicações para ANTT, ainda não respondidos. “Estamos aguardando as respostas e esperamos que sejam técnicas, com as correções necessárias”.

Romanelli afirmou que é preciso preservar o interesse público. “Nós não aceitamos que a concessão se torne unicamente um modelo de negócio. Queremos uma solução para os gargalos logísticos do Estado. Por isso, pedágio tem que ser com preço justo e garantia de obras”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *