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Ratinho Jr. mente ao falar de obras de Bolsonaro no PR; ações não chegam nem perto das realizadas nos governos PT

No Show de Horrores que foi a concessão na Assembleia Legislativa do Paraná do título de cidadão honorário a Jair Bolsonaro, nessa sexta-feira, dia 15, sobraram fake news para todos os lados, uma delas disparada pelo governador Ratinho Jr., que afirmou que o ex-presidente foi quem mais investiu no Paraná.

Ratinho Jr. chegou a fazer uma lista de obras – a mais importante, a nova Ponte da Integração, realizada com recursos da Itaipu, não do governo federal. Trata-se da mesma obra que na campanha ao governo do estado Ratinho Jr. tomava para si e anunciava como uma de suas realizações; ao lado de Bolsonaro, ela mudou de paternidade. Mas é preciso lembrar que a estruturação da ponte começou ainda em 2015, no governo Dilma.

Ratinho e Bolsonaro

O governador citou com esmero algumas outras intervenções que, somadas, não chegam nem perto do que os governos do PT fizeram no Paraná.

Vamos lá:
Antes de falarmos das obras de infraestrutura, precisamos destacar os investimentos na saúde e na educação. Na saúde, foram construídas pelos menos 40 UPAS – quantas Bolsonaro fez?

A Sanepar, durante os governos do PT, promoveu diversos investimentos com recursos federais.

Na educação, destaca-se a ampliação do ensino superior, como o novo campus da UTFPR, em Guarapuava, e a criação da Unila, em Foz do Iguaçu (foto de destaque).  O Minha Casa Minha vida construiu moradias em boa parte do Paraná. Quantas casa Bolsonaro construiu?

Além disso, foram criadas creches, escolas, linhas de transmissão de energia, sem falar em programas sociais, como o Bolsa Família e o Luz para todos.

Agora, sim, na parte de infraestrutura, e aproveitamos aqui informações de um artigo de Gleisi Hoffmann escrito em 2015:  houve a duplicação da BR-476, trecho Lapa/União da Vitória; duplicação da BR-116 da Fazenda Rio Grande ao município de Rio Negro; faixas adicionais na BR-101, divisa com Santa Catarina; investimentos para melhorar as ferrovias existentes, como novos pátios, aumento de capacidade de tráfego, novos ramais ferroviários, redução de interferências urbanas. Soma-se a isso a licitação de seis terminais no Porto de Paranaguá, aumentando o número de berços, dando mais capacidade de movimentação portuária.

Segue a lista de obras: BR-153 – Construção do trecho Ventania – Alto do Amparo; BR-153 – Adequação de Capacidade União da Vitória – Divisa PR/SC; BR-153 – Construção e Vias Marginais no Perímetro Urbano de Ventania; BR-163 – Restauração e Adequação do trecho Mal. Cândido Rondon – Guaíra;  BR-163 – Adequação na Travessia Urbana de Mal. Cândido Rondon; BR-163 – Construção do Contorno Oeste de Cascavel; BR-277 – Revitalização da Ponte da Amizade em Foz do Iguaçu; BR-376 – Construção do Contorno Norte de Maringá; BR-487 – Construção da Estr. Boiadeira – Cruzeiro do Oeste – Tuneiras.

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