A primeira secretaria da Assembleia Legislativa, comandada pelo deputado estadual Alexandre Curi, está estabelecendo ações para elevar a transparência, eficiência e sustentabilidade em suas operações, afirma o deputado.
Recentes relatórios emitidos pela Transparência Internacional e pelo Tribunal de Contas do Estado serviram como um norte adicional para o aprimoramento das práticas já existentes. Em resposta a essas avaliações, foi instaurada uma Comissão Permanente, composta por servidores dedicados da Casa, com o objetivo de revisar e aperfeiçoar os processos internos, especialmente aqueles destacados nos relatórios como pontos de melhoria.
O resultado desses esforços já pode ser observado no site institucional e no Portal de Transparência, que passaram por significativas melhorias em termos de acessibilidade e qualidade das informações disponibilizadas ao público. Além disso, uma parceria técnica com o Tribunal de Contas está em andamento para garantir que as medidas de transparência sejam acompanhadas de uma rigorosa política de segurança da informação e proteção de dados.
O reconhecimento dessas iniciativas já é uma realidade: a Assembleia Legislativa conquistou um lugar no ranking de transparência da ATRICON (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), refletindo o comprometimento da Casa com a clareza e a responsabilidade perante a sociedade.
A novidade que promete marcar o início de 2024 é o lançamento do Novo Portal da Transparência. Este portal não apenas facilitará o acesso a informações cruciais por parte dos cidadãos, mas também servirá como uma plataforma para evidenciar o contínuo compromisso da Assembleia com práticas governamentais abertas e responsáveis.
O esforço conjunto da primeira secretaria e de toda a equipe da Assembleia Legislativa em direção a uma gestão mais transparente e sustentável é um claro indicativo de que a instituição está não só alinhada com as expectativas da sociedade moderna, mas também pronta para liderar pelo exemplo no cenário político nacional.